Uma notícia recente chamou muita atenção de quem trabalha nas áreas de e-commerce e entretenimento: a Netflix recentemente lançou sua própria loja virtual nos Estados Unidos. A netflix.shop usa como base seu acervo de produções para a venda de artigos dos mais variados tipos, mas sempre destacando a própria marca, seja em seus produtos e atores, como o nome Netflix.
A ideia do e-commerce do Netflix é alcançar e consolidar o público já cativo da plataforma, além de fazer uma nova frente de ação para concorrer com outros serviços de streaming em maior ascensão, como o Disney+.
A questão toda para nós é: o que isso diz respeito para o lojista atual? Muita coisa. E vamos explicar isso através do conceito do e-commerce de nicho.
E-commerce e entretenimento: uma questão de nicho
Em outro artigo nosso, falamos bastante sobre pensar em nichos específicos do mercado, que podem ser, inclusive, de assuntos que você gosta e domina.
Não por acaso, o setor de entretenimento é um dos mais que se beneficiam desse fator: com nichos e os chamados fandoms, que numa analogia mais superficial lembram os fã clubes, existem muitas possibilidades de vendas.
O atrativo desses segmentos é a possibilidade de rentabilizar por meio de produtos que melhor representam o seu público. E isso não é de hoje: no seriado “The Toys that made us”, da Netflix, mostra como algumas franquias populares como He-Man, Tartarugas Ninja estavam intrinsecamente atreladas a popularidade dos brinquedos.
Mas o universo da cultura pop não é o único exemplo. Influencers, youtubers, figuras populares de segmentos variados… Tudo isso pode ser convertido em um e-commerce rentável. E a razão para tal é justamente a figura que dá cara à sua loja virtual.
O que seria um e-commerce voltado para o entretenimento?
Como usamos de exemplo no começo do artigo, a Netflix deu um ótimo exemplo do que é utilizar suas produções originais de formas franqueáveis. Uma camisa, um copo, ou mesmo um acessório como uma pulseira ou pingente são formas muito simples, mas poderosas, de dar aos fãs os meios de mostrarem seu apreço.
Aliás, a moda é um segmento que faz muito uso do entretenimento como forma de alavancar suas vendas e trazer um melhor saldo financeiro. No Brasil, um exemplo muito conhecido é a Piticas, que além de produções originais, licenciou diversas marcas populares nos últimos anos. Isso sem contar uma operação offline forte.
Mas de nada adianta trabalhar esse conceito se seus objetivos não estiverem de acordo com o que o público também busca. Lembre-se que, nos segmentos de entretenimento, existem comunidades exigentes, e que estão mais habituadas a comprar e consumir seus produtos online.
Sendo assim, sua operação deve ser bem organizada nas categorias de produtos, na estrutura de loja como um todo, e nos meios de pagamento. O atendimento é ainda mais importante, especialmente se a equipe direcionada conhecer bem dos produtos oferecidos na loja virtual.
Usando o conteúdo para alavancar a loja virtual
Uma outra relação entre e-commerce e entretenimento, mais abrangente e acessível para qualquer lojista, é usar o conteúdo como um canal de vendas da loja. Em outras palavras, é usar a marca, identidade visual e outros recursos para entregar autoridade em assuntos interessantes para sua loja virtual.
Por exemplo: um blog dentro do e-commerce pode falar diretamente com suas personas acerca de assuntos relacionados aos produtos vendidos, com uma linguagem chamativa para os mesmos.
Outro exemplo, mais procurado na maioria das vezes, é usar as redes sociais para esse sentido. E aqui, tanto a própria marca pode investir em conteúdo original, como ter a parceria de influencers e figuras de destaque dentro do seu nicho que possam trazer interesse para sua loja virtual.
A criação de conteúdo de qualidade, que conversa com seu público, e que levam a vendas, não apenas é uma maneira eficiente de unir e-commerce e entretenimento, como aumentar o seu gráfico de forma orgânica.
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