A segurança no Pix é fundamental para que o novo recurso seja relevante em sua loja virtual. Uma vez que o próprio Pix ainda é um recurso recente, e o público também está aprendendo a utilizá-lo, ter algumas definições por base ao implementá-lo em sua loja é uma ação de praxe. 

Pense que, lá no início do e-commerce no Brasil, a segurança com os meios de pagamento era uma das principais barreiras do público. Hoje, essa questão é muito pertinente com o Pix, e agora com os pagamentos disponíveis por aplicativos como Whatsapp e Instagram, mas falaremos melhor dele em outro momento.

Dicas importantes para a segurança do Pix no seu e-commerce

Sobre o Pix, existem algumas definições simples para tornar a segurança mais eficiente. Vejamos a seguir.

1 - Revise suas normas e recursos de segurança

Por padrão, todas as plataformas de adquirentes já devem ter suas atualizações próprias para receber o Pix. Contudo, por questão de garantia, verifique com a plataforma responsável se eles já atualizaram seus sistemas de pagamento para transações envolvendo o pix.

Lembrando que, pelas normas da ferramenta, a transferência não é feita diretamente, mas por meio do aplicativo de banco do dono da conta.

 Para os donos de e-commerce, é importante que a transação seja finalizada fora da loja online, ou que a mesma ofereça um QRCode para o pagamento do comprador, como já explicamos em outro artigo por aqui.

2 - Invista em meios de certificação de dados

Um dos pontos mais delicados em qualquer transação Pix é a confirmação de dados após a confirmação da Chave. Para tanto, os donos de lojas virtuais precisam investir em tecnologias de segurança para confirmar as informações oferecidas pelos compradores, evitando fraudes, além de garantir mais segurança para a própria loja. 

Para ajudar os lojistas, uma sugestão interessante é pedir aos usuários o cadastro de uma chave pix nos dados oferecidos. Isso, combinado ao histórico do mesmo no e-commerce, oferece uma camada a mais de segurança.

3 - Use as políticas de KYC (Know your customer)

O KYC é uma série de políticas utilizadas no Brasil e em vários lugares do mundo praticadas por instituições financeiras de forma geral. Nelas, são trabalhadas normas e políticas de modo a conhecer os clientes cadastros tanto no nível pessoal, para oferecer as melhores propostas, como no nível de segurança, para buscar as ações mais adequadas.

Ao conhecer os clientes cadastrados, os donos de e-commerce podem trabalhar em práticas que evitem o roubo de dados, cadastros falsos e invasão de contas, o que por si só já é algo importante para todo lojista.

Um exemplo muito eficiente de KYC para lojas online é ter um histórico detalhado dos consumidores. De onde acessam, quais são os horários mais frequentes, quais são as práticas mais realizadas, entre outros detalhes que traçam um perfil do usuário, são alguns exemplos. 

Depois de captados, os lojistas podem trabalhar as chamadas “regras de risco”, em que qualquer mudança nesses padrões é identificada e questionada antes das ações de segurança serem tomadas, o que é fundamental para quem oferece chaves Pix.

4 - Investir em ações de instrução dos usuários

O pix é uma ferramenta ainda muito recente em uso, e mesmo com uma grande quantidade de usuários cadastrados, seus recursos ainda não foram plenamente utilizados. Isso leva a eventuais confusões e dúvidas que são muito bem justificadas.

Aqui, os lojistas podem tomar a iniciativa, e mostrar como os usuários podem fazer uso de sua chave Pix de forma segura, desde uma campanha de e-mail marketing, até avisos fixados na página de checkout do carrinho de compras, entre outras.

Quanto melhor explicadas, o engajamento e a facilidade de atendimento para com os clientes será melhor. 

A Orbital Commerce está pronta para oferecer uma plataforma de e-commerce completa, incluindo a segurança do Pix. Para garantir eficiência, segurança e qualidade de atendimento em sua loja online, entre em contato conosco! Até a próxima!

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