Formas de pagamento no e-commerce

Já faz alguns anos que o E-Commere se tornou uma forma estável de comprar e vender, com apresentações cada vez mais práticas e eficientes. O Pix, que já existe em alguns países e chegou há pouco tempo no Brasil, é só um reflexo dessa modernização e flexibilização dos meios de pagamento. 

Ainda assim, para quem teve pouco ou nenhum contato com os meios virtuais, e no Brasil isso é bem comum, existe todo um mercado desenvolvido que pode ser bem desafiador para um desavisado. Na verdade, pode ser bem difícil, inclusive. 

Para os novos interessados nas lojas virtuais, é dono de uma PME, e busca investir na loja virtual, principalmente nesse período tão complicado, temos um rápido guia para você entender as formas de pagamento enquanto começa a montar sua loja virtual.

Quais são as formas de pagamento no ecommerce hoje?

Não parece, mas já faz 10 anos que ganhamos mais e mais opções de pagamentos online, mais sólidas e variáveis que os conhecidos créditos e boletos. 

Inclusive, uma curiosidade a respeito dos boletos: o Brasil é um dos poucos lugares do mundo que ainda permitem os boletos bancários como forma de pagamento online. Tanto é verdade que empresas como a Amazon, ao criar uma operação 100% brasileira, teve que estudar como o formato é trabalhado no Brasil, para implementá-lo.

Atualmente, podemos dividir nos seguintes formatos de pagamentos:

  • Cartão de crédito
  • Boleto Bancário
  • Transferência por apps bancários
  • Pix

Dentre as formas de pagamento no ecommerce, estas duas últimas têm sido os grandes destaques no mercado há alguns anos. Além de trazer mais canais para o cliente final, tem sido uma medida mais eficiente para lojistas que já possuem uma loja física, e tem à disposição um meio tanto online como offline, assim como em suas lojas físicas.

Vamos entender os tipos de pagamentos.

Cartão de Crédito

É a mais comum nas compras online. Na verdade, ter o chamado Gateway de pagamento, que abrange a maior quantidade de bandeiras, além de centralizar informações de usuários, taxas e parcelamentos, torna seu processo administrativo com os pagamentos bem mais eficiente e rápido.

Com ou sem ele, é importante oferecer a maior abrangência possível nos cartões de crédito. Isso vai desde a opção de parcelamento sem juros, até mesmo a criação de um sistema próprio de crédito através de empresas especializadas.

Boleto Bancário

Até haver uma transição completa para os meios de pagamento online, o boleto bancário continua como uma opção viável de pagamento para muitos usuários. E mesmo com as transferências via apps e via Pix, o boleto bancário é o mais próximo de um pagamento em espécie.

Não é de hoje, e isso ainda deve perdurar, que muitos donos de ecommerce use essa forma de pagamento como uma possibilidade de oferecer descontos melhores para o público, o que é interessante em promoções especiais. Contudo, também atenha-se ao fato de que, dependendo do seu segmento, alguns recursos são mais arriscados de se manter pelo pagamento via boletos, como em pré-vendas, por exemplo.

Transferência via apps

Recentemente disponíveis através de aplicativos como Picpay, Nubank, e outros Fintechs, as transferências através desses aplicativos garantem algumas facilidades para os usuários. Além de agilizarem os pagamentos e gerenciarem suas compras, alguns destes apps usam o cashback.

Esse recurso, popularizado pelo Picpay, tem uma ideia bem simples: ao guardar parte do valor para compras futuras, você não só fideliza o usuário, como garante formas únicas de descontos. O que, por si só, é um ótimo atrativo. Caso você já tenha uma loja física, também é uma forma excelente de implementar pagamentos na loja física.

Pix

A forma mais recente de pagamentos online, o Pix tem sido uma grata surpresa para o mercado online e offline também. Funcionando como uma alternativa de pagamentos como Ted e Doc, o Píx tem a segurança e gerenciamento oferecidos pelas agências de bancos autorizadas pelo Banco Central, o que oferece uma dose a mais de segurança.

Além disso, os donos de virtuais podem investir em soluções práticas para incluir o Pix, como a criação de QR Codes para ser usados nos apps de bancos na hora da transferência e pagamentos, por exemplo. Falamos um pouco deles por aqui mesmo na Orbital Commerce.

Ainda existem opções de pagamentos no ecommerce vindas de Marketplaces, e recentemente de redes sociais como Instagram, Whtasapp e Facebook. Também falamos um pouco deles por aqui, para que você amplifique suas possibilidades.

Segurança, comodidade e acessibilidade são peças fundamentais

Se preferir, coloque esses três parâmetros como filosofia de vendas nos pagamentos para ecommerce. Vamos entender os três pontos.

Segurança

Segurança é o mais importante de todos: mesmo que sua experiência seja a mais intuitiva, se não houver garantias de que os dados dos usuários estejam protegidos, sua loja virtual cai em descrédito antes mesmo de ter destaque.

Por isso, junto ao desenvolvimento da loja virtual, certifique-se de que a plataforma utilizada atende aos padrões de segurança atuais tanto de proteção de dados oferecidos pelo usuário, como atende às demandas atuais dos meios virtuais, como a LGPD, por exemplo.

Comodidade

Quanto à comodidade, está principalmente na experiência de compra, que podemos relacionar especificamente a dois pontos importantes: o carrinho de compras e o checkout.

O Carrinho de compras é simples: o usuário precisa não só garantir todos os itens que deseja, mas com os melhores valores e possibilidades de pagamento. O uso de cupons de desconto, que podem vir inclusive de promoções e parcerias pela web, são uma boa ideia. Descontos progressivos, em que a combinação de itens geram redução no pagamento, também funcionam. Além das opções de pagamento já mencionadas.

Já o Checkout é a facilidade com que o usuário finaliza a compra. Em uma analogia, é como se ele levasse todos os produtos ao caixa, mas sem a fila de espera para ser atendido. Por isso, nessa etapa fundamental para ganhos em sua loja virtual, o Checkout precisa ser intuitivo, ou seja, que dependa de poucas explicações para o usuário compreender.

Acessibilidade

Isso diz respeito não apenas a facilidade de uso do ecommerce, mas ele ser amplo o suficiente para todos os tipos de usuários, incluindo quem possui necessidades específicas e precisa utilizar a loja online,

Isso inclui trabalhos mais bem acabados com apresentação de imagens, um SEO bem trabalhado com descrições dessas imagens e produtos, e toda uma estrutura responsiva que se adapte a várias fontes de acesso, de computadores caseiros a tablets e smartphones, estes mais utilizados hoje em dia. 

Para investir em uma loja virtual de qualidade e velocidade, incluindo as formas de pagamento no e-commerce praticadas atualmente, a Orbital Commerce é uma das melhores escolhas. Com uma combinação entre facilidade de uso e recursos modernos, estamos prontos para atender às suas necessidades. Marque uma reunião conosco!

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