Os gateways de pagamento são as bases fundamentais para o e-commerce e o negócio físico. Você já deve estar habituado às maquininhas de cartão de crédito, não é verdade? São elas as responsáveis por intermediar a transação entre o comprador, o banco e o lojista, para que todos recebam o que desejam da maneira certa.

A mesma coisa é na loja online, que diferente dos meios habituais, não tem uma maquininha, cartão ou um comprovante físico para atestar a certeza da compra, porém conta com todo um aparato seguro nos gateways de pagamento. E são eles que vamos explicar para o novo lojista que está investindo em uma loja virtual agora.

O que são Gateways de pagamento?

Basicamente, os Gateways de pagamento são a ponta da sua loja virtual com o processador de pagamentos. Quando o cliente envia os dados pessoais para finalizar a compra, geralmente ele o faz por meio desse gateway, que confirma as informações e registra a venda para o dono da loja.

Mais do que confirmar as informações de usuários, os gateways possuem toda uma arquitetura de dados para gerenciamento dos lojistas, bem como garantir o sigilo e segurança dos mesmos. 

São através dos gateways de pagamento que as compras feitas por meios de cartões de créditos são realizadas e permitidas. Esse é o requisito básico para que as compras nesse formato sejam realizadas.

Os modelos conhecidos no mercado

Hoje em dia, os gateways de pagamento são seguros e intuitivos o bastante para que os lojistas apenas implementem em seu e-commerce, sem maiores preocupações. Contudo, entender como funcionam os modelos disponíveis no mercado facilita sua escolha, especialmente quando o assunto são valores para investimento.

Existem algumas modalidades de gateways de pagamento, em que os lojistas podem optar de acordo com seus recursos disponíveis, e o que desejam oferecer para o público. Vejamos alguns deles.

Gateways integrados a lojas

É o mais praticado hoje em dia, estando presente em marketplaces e servidores especializados em e-commerce. Basicamente, quando o usuário utiliza a plataforma, ele já tem as ferramentas de pagamento prontas para uso, devidamente configuradas, bastando que o usuário envie suas informações bancárias para que os valores sejam enviados para ele. 

Nessa modalidade, o usuário não precisa se preocupar muito com implementações, taxas sobre compras ou mesmo opções de parcelamento. Tudo isso pode ser gerenciado pelo usuário. 

O lado ruim é que essa mesma facilidade não pode ser dita sobre a autonomia de pagamentos. Se o lojista quiser adicionar outras opções de pagamento, não será possível a menos que invista em uma plataforma própria.

Gateways independentes

Estas são plataformas de pagamentos que os lojistas podem optar para integrar em suas lojas, geralmente construídas em plataformas próprias. Mais autônomas, com elas os lojistas podem trabalhar as opções de pagamentos com mais facilidades, incluindo opções como o Pix, por exemplo.

Os Gateways independentes também estão mais rápidos nas buscas por melhorias e atualizações para seus clientes. Dessa maneira, você pode testar soluções ou sugerir melhorias para que os responsáveis pelas ferramentas encontrem essas soluções o mais breve possível.

As vantagens no uso de gateways de pagamento

Os gateways de pagamento estão entre as soluções mais práticas e seguras para os lojistas que buscam entrar de vez nos meios virtuais. Além da proteção de dados e de informações de pagamentos, essas plataformas garantem outros ótimos benefícios.

Um deles, naturalmente, é o aumento na taxa de conversão. E nesse ponto só há fatos: quanto mais opções seguras de pagamentos disponíveis, mais os clientes estarão propensos a comprar. Sim, existem a questão de parcelamentos e taxas, mas vale a pena para os usuários quando há outras alternativas disponíveis.

A redução de custos na montagem da loja virtual também cai virtualmente com a adoção de um gateway de pagamento. Não por acaso, a busca por um marketplace acaba sendo a primeira para os lojistas iniciantes, já que suas preocupações ficam mais voltadas para uma logística própria.

A plataforma de e-commerce que garante o gateway como base 

Ao investir com a Orbital Commerce, você garante um gateway de pagamento seguro para as confirmações de compras dos usuários, além de ter uma estrutura intuitiva para os lojistas gerenciarem cada entrada de forma adequada. 

Entre em contato conosco e invista em uma solução eficiente de e-commerce em qualquer etapa do seu negócio, e aumentar suas vendas com a Orbital Commerce.

Fale conosco agora mesmo!

Fale conosco!
Close and go back to page