O conceito de marketing 360 é uma novidade até para quem já trabalha no segmento há algum tempo. O princípio é bem simples: ao ter sua marca presente em todos os canais de venda, o usuário e potencial cliente passa por uma experiência completa.
O segredo para o sucesso dessa estratégia é ter uma comunicação devidamente interligada em todas as etapas da jornada de compra do cliente, tantos nos meios online fazendo com que desde o processo de atenção, interesse e por fim a compra seja completa e bem trabalhada.
Empregar uma estratégia de Marketing 360 graus requer alguns cuidados e uma experiência relativa nos segmentos virtuais. Para auxilá-lo nessa tarefa, a Orbital Commerce conta com um suporte pronto para atendê-lo. Mas antes, vamos mostrar como esse plano de ação cabe perfeitamente numa estratégia para e-commerce.
Considerações importantes sobre Marketing 360º e o E-commerce
Estratégias de marketing 360º são ótimas para e-commerce pelo alcance e pela força que podem alavancar uma marca, especialmente para quem busca expandir as ações nos meios virtuais. Mas isso só será bem sucedido caso toda a campanha tenha um objetivo em comum, presente em todos os canais de vendas.
Além disso, o conhecimento das ferramentas e do público presente em cada uma delas, em ciclos de vendas e comportamentos, também contam para o planejamento e aplicação dessas estratégias. Sem isso, o que poderia ser um aumento de valorização da marca, torna-se um esgotamento de sua imagem.
Vantagens de uma estratégia de marketing 360
Além da presença de seu e-commerce em uma variedade de canais diferentes, campanhas do tipo podem aumentar a aquisição e fidelização de clientes, cravar a imagem da marca em uma amplitude muito maior, e sobretudo destacar-se da concorrência, especialmente em segmentos muito concorridos, ou de nichos muito específicos.
Por isso é importante estabelecer alguns passos prévios e um planejamento de marca para que a implementação dessas estratégias estejam em um momento fortuito. Um exemplo bem conhecido e recente para o mercado brasileiro é o Amazon Prime Day: com aproximadamente 15 dias de antecedência, o gigantesco e-commerce teve ações tanto online como offline, em propagandas exclusivas para televisão, youtube, e outros canais em que se faz presentes, com ofertas exclusivas para assinantes Prime, e destacando a gratuidade do serviço por pelo menos 30 dias.
Passos importantes para começar uma ação de marketing multimídia
Começar uma ação de marketing 360º deve ser, inicialmente, um passo não só bem calculado de início, mas igualmente de finalização. Uma vez que ela requer uma equipe especializada no assunto, o orçamento para tal deve ser pensado com cautela.
Dito isso, vamos dar alguns passos importantes ao começar sua campanha.
Objetivo da campanha
Uma operação do tipo requer um objetivo mais claro por parte do e-commerce. Abaixo, podemos listar alguns exemplos que podem gerar um alto retorno para seu e-commerce:
- queima de estoque de produtos.
- lançamento de planos de assinaturas, linhas de crédito, e outros meios de fidelização.
- lançamento de produtos únicos, seja de marca própria,ou parcerias com fornecedores específicos;
- liquidações especiais.
Obviamente, as possibilidades vão além, e cabe avaliar se o seu negócio está pronto para uma ação de escala maior.
Uma dica importante: a menos que seu negócio tenha poder para tal, evite datas comerciais de maior popularidade, ou concorrência com outros e-commerces que fazem o mesmo e já estão consolidados. Em um primeiro momento, o importante é garantir o interesse do público mais do que tirar o interesse que já possuem em outras lojas.
Ações e públicos atingidos
Partindo do princípio de que você conhece o seu público e já tem uma buyer persona bem definida, as ações de marketing 360 serão devidamente adaptadas para cada canal de comunicação, mas todas buscando atingir a mesma mensagem.
Nesse ponto, compreender as etapas da jornada de compra em cada canal de vendas é fundamental para o sucesso da campanha. Por exemplo: ao investir em propagandas offline, é mais comum que o possível cliente esteja no topo da jornada de compra, interessando-se pelo seu produto.
Já para campanhas via PPC, é interessante considerar a etapa de curiosidade ou meio do funil de vendas, pensando no público que já conhece o seu negócio, ou busca por produtos que farão parte das suas campanhas.
E assim vai, mas o importante é que, dentro dessas ações, você conheça de fato o seu público. Esse é o princípio básico de segmentação das suas campanhas, conhecendo os detalhes que vão fazer diferença.
Tenha meios apurados de monitoramento
Uma campanha de marketing, seja ela 360º ou não, precisa de ferramentas e de profissionais eficientes na busca por resultados, mas principalmente por reconhecer o sucesso da campanha. Em outras palavras, ela precisa ter um ROI eficiente, e números que correspondam ao tamanho do investimento.
O monitoramento constante, a pequeno, médio e longo prazo, também auxilia a equipe de marketing a redirecionar as estratégias para que aumente a escala de sucesso, ou trazer resultados melhores quando eles não parecerem bem sucedidos.
Por isso o planejamento é importante, para que até mesmo planos de emergência, ou um plano B, sejam devidamente traçados.
Trace metas realistas para sua campanha
Por fim, as estratégias de marketing 360º devem ter metas possíveis para seus gestores. Isso não significa que elas não devam ser ambiciosas ou muito pequenas, mas que sejam condizentes com aquilo que se propõe.
O cronograma de ação para as campanhas do tipo faz toda diferença. Geralmente, uma ação de marketing nessa escala dura poucas semanas, o que dá um pensamento mais apurado para os gestores traçarem um plano mais objetivo.
Gostou das dicas? Uma estratégia de marketing 360º pode ser muito valiosa quando a intenção é escalar o seu negócio, e ele está pronto para isso. Pense nisso para seu e-commerce como algo próximo, e estaremos lá para auxiliá-lo. Entre em contato para mais informações sobre como a Orbital Commerce pode ser parte desse projeto!