Growth hacking para e-commerce

Growth Hacking é um conceito muito conhecido na programação, mas que pode ser devidamente aplicado em qualquer segmento. O termo, criado por Sean Ellis, conhecido pelo seu papel no segmento de grandes empresas do setor tecnológico como o Dropbox e Eventbrite, nada mais é do que usar de detalhes muito simples, porém pouco percebidos, para garantir o sucesso do negócio.

No caso do Growth Hacking para e-commerce, isso vale tanto para nossas relações com o usuário, que encontramos um mediador na internet, como ter metas claras de segmento e usar dos seus conhecimentos para isso.

Mas antes, vamos estabelecer alguns fundamentos. Crescer rapidamente, mas sem um plano, é ter a certeza de que a queda será tão veloz quanto.

O que estabelecer como metas no Growth Hacking para E-commerce

Primeiro de tudo: qual a principal métrica a ser levantada no seu e-commerce? Embora “todas” seja uma resposta válida, isso tira completamente o foco e o planejamento, o que para novos negócios pode ser bem ruim.

Dito isso, vamos colocar alguns objetivos básicos, e a partir deles trabalhar o Growth Hacking no seu e-commerce.

  • Aumentar a conversão de clientes.
  • Criar uma base fiel de público.
  • Aumentar o faturamento.
  • Lançar novos produtos/serviços/recursos dentro da loja virtual.

Objetivos mais claros, certo? Contudo, essa é a parte superficial de nossas ações. O growth hacking vai primeiro identificar quais pontos impedem o crescimento, e quais as melhores ações para agir em cima deles.

Ações de Growth Hacking para sua loja virtual

As dicas que vamos oferecer a seguir seguem as metas que estipulamos acima, com um pouco mais de profundidade. Obviamente, existem detalhes que só os gestores poderão identificar. Se mesmo assim não houver clareza quanto ao que é necessário de fato para crescer, a Orbital Commerce pode auxiliá-lo nesse processo.

1 - Seja versátil nas campanhas pagas

O uso de plataformas de anúncios como o Google Ads tem se tornado cada vez mais disputado, não apenas pelas marcas que investem com muito mais intensidade, mas pela complexidade que as próprias plataformas oferecem em termos de opções. Não é por acaso que as primeiras campanhas acabam com resultados aquém do esperado.

Para contornar isso com uma boa estratégia de growth hacking para e-commerce, o ideal é trabalhar recursos como o Remarketing para clientes já ativos, e ter campanhas de DSA prontas quando se tem um grande acervo. 

O remarketing tem muito a ver com a experiência do usuário nas várias etapas de compra do mesmo. As campanhas pagas aqui devem levar em conta a segmentação de público com sua etapa de compra: ou seja, se ele já realizou o pedido, não convém continuar suas campanhas para ele com o mesmo anúncio do produto, para citar um exemplo.

As campanhas por DSA (Dynamic Search ads), você investe em campanhas de marketing para toda a loja, sem o uso direto de palavras-chave. Assim, quando um usuário entrar no e-commerce, ele já pode receber anúncios em visitas posteriores em outras páginas. Essa estratégia é muito eficiente para lojas virtuais com acervos muito grandes.

2 - Use o SEO para facilitar o alcance orgânico da loja virtual

O SEO, ou otimização dos mecanismos de busca, reúne uma série de ações técnicas,de conteúdo e de contatos com usuários e outros sites para que seu e-commerce tenha autoridade e relevância para ser ranqueado organicamente. 

As ações de SEO reduzem custos de aquisição e conversão de usuários, uma vez que o ranqueamento nas primeiras posições tira a necessidade de campanhas pagas nos buscadores, tornando o investimento mais eficiente no longo prazo. Essa tática de growth hacking para e-commerce não traz retornos imediatos, mas garante uma estabilidade de custos.

Para garantir um padrão adequado de SEO para e-commerce que gere resultados competitivos, existem algumas ações que podem ser tomadas:

  • menu com categorização de produtos organizada e de fácil navegação;
  • tags de produtos definidas por marcas, tipo de produto, e detalhes técnicos;
  • imagens em formatos com pouco espaço de ocupação no servidor, de fácil interação pelos usuários;
  • descrição de produtos sucinta em informações técnicas e recomendações;
  • blog dedicado a informações e detalhes sobre os produtos.

O desenvolvimento de materiais originais é muito importante para os mecanismos de busca, pois junto a uma jornada de compra proveitosa para os usuários, o e-commerce tende a ser melhor ranqueado nos produtos com melhores avaliações, e materiais especializados no assunto.

Além disso, ter uma plataforma de e-commerce que atenda a todas essas demandas, e seja arquitetada em sua base nos padrões mais atuais de SEO, poupa bastante tempo e recursos. Esta é a base que a Orbital Commerce oferece, como pode ver em maiores detalhes.

3 - Integre campanhas e experiências com o CRM

Um e-commerce com informações aprofundadas de clientes pode fazer uso do Growth Hacking de maneiras muito mais responsivas. Isto porque, ao integrar suas estratégias e campanhas com base no seu CRM, ou mais especificamente, em saber como clientes e usuários interagem de fato com sua loja, é possível trazer uma experiência mais orgânica.

Em termos práticos: sem infringir a privacidade de dados dos usuários, tanto o ERP como o CRM reúne informações sobre a jornada de compra, o tempo de permanência na loja, quais foram os produtos mais comprados, mais visualizados, quais foram abandonados no carrinho de compras, entre outros dados relevantes.

Sendo o principal desafio dos usuários, atualmente, é a retenção de usuários, trabalhar em soluções que pegam o interesse dos mesmos em um rápido espaço de tempo faz toda diferença, especialmente quando sua atenção é dividida entre os clientes.

Em um estudo recente, lançado pelo Google, um usuário que acessa uma URL em um aparelho mobile tende a ficar 8 segundos no máximo, antes de deixar a página por um outro link mais interessante, caso não tenha como saber tudo o que precisa. 

No e-commerce, isso diminui para 5 a 7 segundos, tempo em que o usuário pesquisa o preço, ofertas e outros detalhes antes de ir para a próxima loja. 

A estratégia aqui é checar como os seus usuários interagem com a sua página, para que as táticas de marketing digital, especialmente em redes sociais, cheguem diretamente ao consumidor, sem rodeios.

O Growth Hacking para e-commerce reúne ações que façam uso de sua expertise em seu melhor estado. A Orbital Commerce trabalha em cima desses conceitos para conseguir os retornos que sua loja virtual precisa. Entre em contato conosco!

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