Estratégias de Marketing de Varejo

O marketing de varejo é um dos mais populares nos meios físicos entre os lojistas. Dos anúncios de microfone até as propagandas nos horários mais populares da televisão, o que não falta são espaços para investir em meios de aumentar suas vendas. Não é por acaso que o marketing desse segmento é um dos que mais ganham investimentos.

Quando bem aplicados, os retornos para a loja são garantidos. Quando o marketing de varejo vai para o e-commerce, não é diferente: se você usa o Youtube e outras plataformas de vídeos e sites com frequência, sabe que elas estão presentes.

Entender quais são as estratégias de marketing de varejo ideais para seu negócio fazem toda a diferença, especialmente em um mercado ainda mais disputado como o e-commerce. Além disso, os conceitos tradicionais de marketing de varejo continuam presentes nos meios online, apesar das adaptações. 

Vamos usar esses conceitos para discutir algumas estratégias interessantes para sua loja virtual. 

Os conceitos de marketing de varejo dentro do e-commerce

Toda a estratégia de marketing de varejo trabalha sobre os 4 Ps do Marketing. Eles são:

  • Produto;
  • Praça;
  • Preço;
  • Promoção.

Todos eles se aplicam ao e-commerce também. Sim, mesmo a Praça; Dentro de cada um deles, vamos tratar algumas estratégias interessantes.

Produto

É onde, de fato, tudo começa. Suas estratégias de vendas podem ser muito boas e bem pensadas, mas sem um produto que siga na mesma linha, as consequências tornam-se desastrosas com o passar do tempo.

Antes de pensar nas estratégias em si, considere todos os detalhes do produto: qualidade atestada, os diferenciais dele diante a concorrência, se ele é o carro-chefe, um produto marca própria, e assim por diante. 

Leve em conta que o produto é a extensão física da sua marca, Quando todo o processo é bem realizado, esses detalhes são perceptíveis, complementando toda a estratégia. Com isso em mente, pense nas seguintes estratégias:

  • Qual é o diferencial do produto, ou produtos oferecidos?
  • Qual é o diferencial da marca e da empresa? O que ela faz que os outros não fazem?
  • Como você pretende levar esse diferencial para o público?
  • Qual sua visão de mercado? Ela conta bastante nessas horas.

Praça

No comércio tradicional, a praça é o ponto comercial da loja. Este costuma ser escolhido a dedo, levando em conta o retorno em vendas, custos operacionais, condições de uso, entre outros detalhes que pesam quando se abre um negócio.

Para o e-commerce, o equivalente é bem simples: as plataformas escolhidas muito se relacionam aos pontos comerciais quanto a capacidade de expansão, em como apresenta os produtos, em como eventuais mudanças podem impactar em custos operacionais para a loja virtual…

Nesses casos, o custo benefício deve ser calculado tanto para abertura da loja virtual, como eventuais mudanças para momentos posteriores. Por exemplo: ao aumentar o acervo de produtos vendidos na loja virtual, junto ao aumento de visitas, são necessários mais espaço de servidor para suportar o novo volume de dados.

A Orbital Commerce possui uma proposta bem atrativa nesse sentido. Confira aqui todos os nossos diferenciais que farão sua loja virtual crescer de forma orgânica e alinhada com seus ganhos.

Preço

Um produto bem divulgado atrai a atenção do público. Um espaço bem estruturado e de fácil navegação mantém a atenção do público. Um preço bem praticado atrai o interesse do público: quantas vezes não entramos em uma loja, seja virtual ou física, e deixamos de comprar pelos não entrarem no orçamento?

A melhor estratégia de marketing de varejo para os preços está relacionada diretamente ao seu público-alvo. Pode parecer bobagem a princípio, mas o preço deve levar em conta não apenas o custo-benefício relacionado a cobertura de custos e margem de lucro, como também os valores praticados por concorrentes e como eles trabalham o segmento com o público.

Definir preços está entre as estratégias mais complexas de marketing de varejo. Elas dependem bastante do nicho em que atua: por exemplo, um e-commerce de roupas pode pensar em estratégias high-low, de acordo com períodos do ano; quem trabalha com opções de produtos de luxo pode adotar linhas regulares de preços do mercado e opções “premium”, e por aí vai.

Promoção

Por fim, se os preços trazem o interesse do público, as promoções dentro do marketing de varejo os mantém, e por muito tempo, caso seja um estrategista habilidoso. Na verdade, é aqui que muitas das ações práticas do marketing de varejo se encontram, incluindo as estratégias de marketing digital.

As promoções por meio de ações publicitárias em meios online e offline. Mas não se trata apenas disso: assim como os “Ps” anteriores, as promoções devem se alinhar com as propostas da empresa, com o público-alvo trabalhado, e por muitas vezes ter uma proposta própria.

Existem promoções que são partilhadas por todo o comércio, como é o caso de datas sazonais (dia das mães, dia dos pais, das crianças, dos namorados, Natal, Páscoa, Black Friday…), enquanto outras relacionadas a nichos muito específicos. Maio, por exemplo, é uma época muito lucrativa para segmentos relacionados à temática geek, já que o dia 25 de maio é comemorado o Dia da Toalha, e no dia 4, o dia mundial da franquia Star Wars..

Nada impede, entretanto, que uma loja crie suas próprias épocas de promoções. Aniversários de inauguração, bota fora, eventos especiais… O que não faltam são ideias para trabalhar em sua loja virtual.

Conclusão: trabalhe suas estratégias em uma jornada de consumidor completa

Os quatro Ps do marketing estão diretamente relacionados com uma jornada do consumidor: ele tem contato com o produto, encontra o local de venda, se atrai pelos preços, e com uma promoção interessante finaliza a compra. Entender cada detalhe nesse processo vai garantir que ele não tenha dúvidas ao voltar em sua loja, e ficar atento a novas ofertas.

A Orbital Commerce oferece uma jornada de compra completa junto a estratégias de marketing de varejo, com uma plataforma Saas de fácil uso. Através de uma estrutura planejada a curto e longo prazo, os lojistas podem usar seu melhor lado comercial para trazer retornos para sua loja. Entre em contato conosco para mais detalhes!



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