e-commerce não deslancha

Você pensou em uma ideia bacana para uma loja virtual. Considerou os detalhes, o público, trouxe produtos e fornecedores que poderiam atrair a atenção, pensou em uma estratégia de divulgação e presença pelas redes sociais… E nada, seu e-commerce não deslancha. Por que?

À parte da concorrência, que tem aumentado cada vez mais nos últimos anos, existem diversos detalhes que devem ser levados em conta pelos novos gestores. 

As razões que seu e-commerce não deslancha

Por vezes, pode ser um detalhe que ainda não foi levado em conta, às vezes pode ser falta de mais informações sobre a plataforma utilizada, ou ainda algo totalmente fora da curva. Vamos considerar alguns deles por aqui. 

1 - Usar grandes empresas do setor como comparativo

Ter referências é bom, porém se comparar a eles ao mesmo patamar não. Na prática, não se trata apenas de concorrer com grandes do varejo virtual, mas esperar os mesmos resultados que a concorrência, sem o mesmo tamanho na operação.

Na prática, seu e-commerce pode estar com bons resultados diante o cenário atual da empresa. Contudo, visando uma alta lucratividade, os gestores não consideram viáveis e optam por estratégias muito além da capacidade. 

Lembre-se que todo negócio leva um tempo de maturação das operações. E empresas grandes do e-commerce, hoje, contam com operações grandes o suficiente para ter uma abrangência maior. Cabeça nas nuvens, pés no chão.

2 - Direcionar para o público inadequado

Ou, ainda mais abrangente, direcionar seus produtos literalmente para todo mundo. Ao diluir demais o tamanho da operação, tentando pegar o máximo de pessoas possível, você traz três problemas grandes para seu e-commerce: 

  • Logística - com tantos produtos variados, ou encalhe dos mesmos, você não tem espaço ou organização o suficientes no estoque para fazer um bom atendimento. Isso leva a uma série de outros problemas.
  • Pouca retenção de público - Ao tentar trazer muito público, ou poucos ficam, ou os que ficam dificilmente voltam. Isso acarreta em uma falta de identidade da loja virtual, algo que grandes empresas do segmento não sofrem (Ex: a Magazine Luíza era uma loja de móveis e eletrodomésticos antes de expandir sua operação).
  • ROI baixo - O ROI, ou Retorno sobre Investimento, é a medida que utilizamos para calcular qual quanto custou para a empresa ter os retornos desejados. E parte deles está relacionado com a aquisição de público: se o custo para conseguir muitos clientes foi maior do que o ticket médio dos mesmos, o ROI foi baixo, para citar um exemplo. 

Se você quer saber mais sobre o ROI da sua empresa, temos uma calculadora própria para isso e facilitar o seu entendimento para o tamanho dos custos da empresa.

3 - Os produtos não estão bem trabalhados

Talvez você já tenha passado por essa experiência ao entrar em uma loja virtual: você vai em busca de mais informações sobre o produto, seus diferenciais, características de destaque, ou mesmo avaliações de usuários. Depois de muito pesquisar, não encontra o que deseja, ou ao menos o que convenceria de finalizar a compra. 

Um sinal de que seus produtos estão mal otimizados é a taxa de rejeição nos links das páginas. Essa taxa é uma porcentagem definida pelo tempo que o usuário fica em uma página. Quanto menos tempo fica, maior é essa taxa. 

Uma forma muito eficiente de deslanchar o e-commerce é justamente trabalhar a descrição e apresentação dos produtos de maneira eficiente. Incluir diferenciais do produto, ficha técnica, sugestões de uso, e outros detalhes importantes e de forma sucinta, é o ideal.

4 - Os canais de atendimento estão mais trabalhados

Atualmente, muitos usuários buscam mais do que uma bela apresentação e bons preços no e-commerce. As formas de se comunicar são tão importantes quanto, e se uma loja virtual não está preparada para lidar com todas as vias de atendimento desse público, dificilmente vai deslanchar.

Antes, além de entrarmos na loja onde fomos atendidos e tirar dúvidas ou fazer reclamações e sugestões, a única opção disponível era o SAC. Hoje, redes sociais, chat ao vivo, aplicativos como Whatsapp e e-mails são apenas alguns dos canais de atendimento.

Se sua loja virtual tem reclamações constantes quanto ao atendimento, verifique quais canais estão disponíveis, e quais são as dificuldades. Por vezes, o problema está apenas em uma comunicação insuficiente que, se melhor trabalhada, pode fortalecer outros traços positivos.

5 - Não pensar no remarketing

Remarketing, em resumo, são estratégias pensadas para o público que já passou pelo seu e-commerce, que pode ou não ter feito uma compra. E dentro dos meios virtuais, é uma perda muito grande quando clientes em potencial esquecem do seu e-commerce, e não ter essa retenção torna seu crescimento muito mais demorado. 

Ao traçar sua estratégia de marketing, considere ações para que os usuários sempre recebam novidades suas. Isso vai desde uma newsletter, com promoções de produtos, blogposts, e outras novidades, até campanhas patrocinadas em redes sociais que podem ser pensadas para o público já existente.

Se o seu e-commerce não deslancha, é muito importante identificar todos os pontos que estão faltando para destravar seu crescimento. Você pode contar com a consultoria da Orbital Commerce para tornar sua operação possível. Entre em contato para saber mais.

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