Com tantas novidades no mercado, é comum que o checklist do que não pode faltar em uma plataforma de e-commerce seja bem grande. Tão grande a ponto de você demorar muito mais do que gostaria para colocar sua loja virtual no ar, certo?
É aqui que mora o perigo, ou melhor dizendo, o receio: o que, de fato, é necessário para uma plataforma de e-commerce oferecer o que precisa para sua loja começar a vender? Existem uma série de recursos, mas vamos nos ater a três pilares importantes:
- Segurança de dados dos clientes;
- Facilidade para cadastros e otimização de produtos;
- Recursos para atendimento e usabilidade para o público;
Obviamente, existem outros fatores importantes na mesma medida, como estabilidade de acesso, design, entre outros igualmente importantes. Mas todos eles podem se enquadrar facilmente nesses pilares. Afinal, um puxa outro, e você deve ficar atento com eles.
Vamos detalhar um pouco.
O que não pode faltar em uma plataforma de e-commerce: segurança, facilidade e usabilidade
Esses pilares são facilmente englobados em uma série de outras ações muito pertinentes no seu trabalho com a loja virtual. Dessa maneira, fica mais fácil para você entender o que precisa na abertura da sua loja. Vamos a eles.
Segurança
Segurança envolve essencialmente todas as conformidades com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), mas também uma estabilidade dos servidores para que sua loja não caia com um volume de visitas alto, ou mesmo em casos de instabilidade de conexão.
Todos esses processos envolvem certificações de segurança, um ambiente de rede eficiente e seguro, bem como uma equipe pronta para oferecer assessoria em casos de dúvidas e emergências.
Facilidade de cadastros
Não tem nada mais desafiador em uma plataforma de e-commerce do que cadastrar seus produtos de forma correta, detalhada e chamativa para seu público. Somado a uma facilidade de uso da loja, e segura, o cadastro de produtos deve ser fácil para os gestores.
Fácil, porém não simplória. Uma estrutura que garanta todas as informações, entre dados e imagens, bem como detalhes técnicos importantes no carrinho de compras, como um SKU para cada produto, canonical URL, entre outros, vai te oferecer melhores vendas.
Recursos para usabilidade dos usuários
E aqui entramos na parte em que a infinidade de recursos que fazem os usuários se apaixonarem pela sua loja virtual. Mas como a intenção aqui é facilitar a escolha para você, vamos listar as mais importantes para se inteirar:
- Mobile-first: sua loja precisa ser pensada para um ambiente mobile, para não ser penalizado pelo Google;
- Jornada de compra facilitada, para diminuir o máximo possível de abandono de carrinho, bem como promover uma melhor agilidade de compra;
- Canais de comunicação e avaliação dos seus produtos. Quanto mais fácil e rápido for o atendimento, melhor ele será para o público.
- Diferenciais que conversem com seu nicho. Clube de assinaturas? Promoções exclusivas? Jogos para ganhar prêmios? A escolha e preferência são suas.
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