Criação de Loja Virtual passo a passo

Está relativamente mais fácil abrir um e-commerce hoje em dia. De opções disponíveis em redes sociais, até opções gratuitas de plataformas conhecidas, um novo lojista pode testar um pouco da experiência e dos desafios de gerenciar um negócio. Mas a criação de loja virtual, de forma mais apurada e aprofundada, vai um pouco além disso.

Na verdade, se você busca uma experiência efetivamente profissional na criação de um e-commerce, a mentalidade não deve ser muito diferente de quem abre uma loja física, com todos os detalhes legais e de experiência do usuário que devem ser atentados.

Agora, por onde começar de fato? Temos um passo-a-passo que pode auxiliá-lo na compreensão e na organização da loja.

Criação de loja virtual em X passos

Antes de mais nada, vamos a uma pergunta importante: o que vai vender em seu e-commerce? Qual a sua especialidade? Por mais que o segmento esteja encontrando sua curva mais alta nos últimos anos, entrar nele sem ao menos conhecer o produto ou o mercado que pretende vender pode fracassar o negócio antes mesmo de começá-lo de fato.

Uma vez definido o tipo de produto, ou segmento, que pretende trabalhar, vamos começar os passos para a criação do seu próprio e-commerce, focando primeiramente nas plataformas virtuais, e na sequência focando nos aspectos externos. 

Passo 1: escolha da plataforma de e-commerce

É um dos mais importantes. A escolha de uma plataforma de e-commerce influência não apenas nos recursos disponíveis para começar, como também no posterior crescimento dela. 

Enquanto os marketplaces podem ser uma forma mais simplificada de começar, e as plataformas gratuitas oferecem uma experiência inicial mais segura em termos financeiros, a realidade é que esses recursos tendem a ser muito limitados, além de exigir todo um retrabalho caso opte por mudar de plataforma.

O ideal é buscar por uma loja virtual pronta, personalizada, que garanta um espaço seguro e prático para os lojistas, especialmente se for a primeira experiência de investimento. 

O ideal aqui é ter uma estrutura que comporte suas demandas iniciais, bem como suas eventuais expansões, o que inclui um sistema de hospedagem que sustente esse crescimento. 

Passo 2: formas de pagamento

Junto à escolha do tipo de loja virtual, estão as formas de pagamento. E aqui, quanto mais opções de pagamento, e seguras, melhor. Por padrão, o ideal é começar por um gateway de pagamento que centraliza as escolhas dos clientes, ao mesmo tempo em que oferece segurança tanto para quem compra, como para quem vende.

Essa etapa é crucial para a credibilidade do seu negócio. A segurança de dados continua sendo um dos principais fatores para um cliente voltar a comprar em um e-commerce. Isso, combinado a preços convidativos, pode garantir o sucesso do seu empreendimento em pouco tempo.

Falamos um pouco por aqui sobre como as formas de pagamento são essenciais no e-commerce, e quais modalidades são devidamente aplicadas. 

Passo 3: Identidade visual 

Agora, vamos para os passos que estão relacionados com a apresentação da loja virtual, o que chama atenção do usuário em um primeiro momento. Aqui, é interessante enfatizar a jornada de compra, apresentando pontos chamativos para o possível comprador de acordo com seu nível de interesse.

Por exemplo: no topo da página, destaque suas categorias de produtos, a logo da loja, e suas principais promoções. Aqui, uma boa ideia é destacar suas campanhas mais recentes, como promoções regulares da loja. 

Os detalhes estéticos vão ao gosto do lojista em cores e disposição dos elementos, porém leve em conta a maneira que o usuário vai utilizar seu site. Priorizar promoções, artigos informativos, e claro, os produtos disponíveis no e-commerce, funcionam muito bem.

Uma dica interessante para a navegação é ter um sistema de pesquisa inteligente. Não é incomum que os usuários busquem produtos com erros de digitação ou pelos termos inadequados. Ter um sistema que compreenda e ofereça as respostas mais próximas do desejado facilitam o trabalho de cliente e lojista.

Passo 4: categorias e linhas de produtos

Por fim, os carros-chefe de um e-commerce! Trabalhar externa e internamente é metade do caminho na criação de uma loja virtual. A outra metade é conhecer a arquitetura do site na disposição de categorias, seções e produtos, para facilitar as buscas dos usuários.

Uma boa analogia para essa divisão é utilizar os supermercados como referência. Pense em como eles separam suas seções de produtos:

  • primeiro, existem as seções grandes, agrupadas umas próximas às outras (por exemplo: açougue, frios, padaria, hortifruti, condimentos, confeitaria, etc).
  • segundo, existem as separações dentro de cada seção (seguindo o mesmo exemplo: dentro do açougue termos carnes vermelhas, carnes brancas; dentro de frios, temos queijos, presuntos, mortadela; dentro da padaria, os diversos tipos de pães, e assim por diante);
  • terceiro, existem as separações por marcas, por particularidades de cada produto, e outras que o local preferir.

Em um e-commerce, essa categorização é definida tanto no topo da página, ramificando de acordo com a preferência do lojista, como através das tags. Ao cadastrar um novo produto na loja virtual, essa parte é fundamental para que o usuário tenha vários caminhos para encontrar o que deseja.

Vamos a um último exemplo: se você tem um e-commerce de livros, e trabalha com vários segmentos, o lojista precisa oferecer caminhos para que o usuário encontre não apenas pelo título do livro, mas pelo nome do autor, a categoria do livro, pela editora, pela língua publicada… O que não faltam são alternativas viáveis. 

Crie sua loja virtual com a Orbital Commerce

Gostou do nosso passo-a-passo? Pois na Orbital Commerce você pode realizá-los de maneira intuitiva e com maior assertividade. Com mais de 5 anos de experiência, a Orbital Commerce é uma das plataformas com melhor custo benefício no mercado brasileiro. Desenvolvida no formato Saas, o lojista tem atualizações constantes e melhorias para que sua preocupação seja unicamente vender. 

Além do custo mensal para manutenção da plataforma ser bem atrativo para novos lojistas, você recebe um treinamento completo para cadastro de produtos na Orbital Commerce, enquanto nós trabalhamos toda a estrutura em SEO para que seja encontrado não apenas pelos buscadores de forma orgânica, como também em plataformas de marketplace. 

Faça da criação de uma loja virtual mais tranquila com a Orbital Commerce. Estamos à sua disposição para mostrar em detalhes como funciona o nosso processo, basta entrar em contato. 

 

Fale conosco agora mesmo!

Fale conosco!
Close and go back to page