Seja para SEO, seja para engajamento em redes sociais, as avaliações de usuários servem tanto como termômetro de vendas, e uma forma direta de saber o retorno que o público oferece ao seu público, e além!
Não é de hoje que produtos e serviços tidos como “5 estrelas”, ou qualquer outra média de avaliação que eleve o status do que é oferecido, também é mais valorizado e procurado pelo público.
Antes, nos segmentos offline, esse valor era dado de forma indireta, a menos que houvesse meios críticos bem organizados que agissem com esse intuito de elevação, apesar da forma sutil.
Atualmente, esse valor de atribuição é feito pelos próprios usuários, e é tão fundamental que hoje é uma parte integrante do UX de um e-commerce, ou mesmo de qualquer outro aplicativo. Mas vamos chegar melhor nessa parte: se você ainda não implementou esse sistema de avaliação em sua loja virtual, este é o momento.
Como funcionam os sistemas de avaliações?
Likes, curtidas, corações, estrelas, palavras interativas… Existem vários nomes para esses sistemas que, com um único clique, os usuários podem avaliar conteúdos, produtos e experiências como um todo.
Com esse mesmo clique, os algoritmos das plataformas amplificam o alcance desse conteúdo e material, e para os gestores, dão uma noção de como o público está interagindo com seus materiais.
Focando especificamente no e-commerce, o sistema de avaliação é bem simples:
- Use algum avaliador por nota (geralmente, usa-se 1 a 5 estrelas, como é o caso da Amazon)
- Dê espaço para que os usuários enviem feedbacks por texto, com um mínimo de palavras ou caracteres para dar um resumo ou uma avaliação detalhada.
- Destaque todas aquelas que considerar mais importantes para o sucesso do produto, não necessariamente muito boas e muito ruins.
- Garanta um espaço de destaque para as avaliações do produto logo após a descrição dos mesmos.
Cabe um ponto importante: para evitar spams e problemas de comentários desnecessários, deixe o espaço de avaliação apenas para quem realizou a compra dos mesmos. Para dúvidas, destaque alguma opção como chats para facilitar os canais de comunicação e vendas.
Por que avaliar produtos hoje em dia é tão importante?
Podemos responder de uma forma simples: a opinião do consumidor final poderia ser facilmente a sua. Este infográfico, da Vendasta, explicita bem isso.
Para quem usa aplicativos como iFood, ou pesquisa por produtos na Amazon, ou ainda confere a localização de uma loja pelo Google Meu Negócio, sabe o quanto a presença de opiniões é importante.
Quando temos pessoas engajadas em falar das experiências positivas, aumentamos o interesse de mais usuários. Quando temos avaliações negativas, ou que abram o alerta, é o momento de usar essa oportunidade para oferecer atenção a esses detalhes e trabalhar em melhorias.
Nós mesmos fazemos isso constantemente. Plataformas como o Reclame Aqui são, inclusive, uma forma de proteger os usuários de problemas que não foram possíveis de resolver em um serviço online e offline, e até hoje é uma forma de atestar segurança nos serviços online.
É a chamada Prova Social: quando um produto ou serviço é bem falado, especialmente por pessoas de confiança, você se sente mais seguro em sua primeira experiência. Quando muitas pessoas fazem isso, suas escolhas tornam-se mais sólidas. Os exemplos dados mais acima são um reflexo disso.
4 Dicas importantes para usar bem o sistema de avaliação
Sabendo desses detalhes, como podemos implementar corretamente e fazer bom uso do sistema de avaliação para potencializar as vendas? Temos algumas sugestões para que se sinta tranquilo de trabalhar a ideia, além de ficar alerta com outros pontos importantes.
1 - Fique de olho nas avaliações pelas redes sociais
Recentemente, o Facebook mudou as formas de avaliação de suas páginas, tirando as estrelas, e ao invés disso sugeriu que os usuários utilizem os depoimentos. Isso tornou as interações mais orgânicas, e um potencializador das páginas pelas interações, o que pode ser usado pelo seu e-commerce como prova social também.
Isso, combinado a feedbacks de outras redes sociais, cria uma rede mais direta de avaliações e comentários dentro e fora do e-commerce, e assim criar um ambiente de fato interativo.
2 - Use o Google Meu Negócio para potencializar avaliações e SEO
Mais do que uma forma de avaliação por meio do Google Maps, o GMB também é uma excelente forma de trabalhar o SEO Local e criar mais particularidades para o seu negócio. Inclusive, se você ainda não abriu um e-commerce, esta é uma ótima forma de começar a criar uma presença online.
No Google Meu Negócio, quando o gestor realiza todas as configurações corretamente, sua loja aparece nas pesquisas de negócio locais, e se os clientes já foram atendidos por lá, uma avaliação positiva aumenta ainda mais sua presença se tiver um site já produzido.
Mas atenção! Não use avaliações de clientes que não foram. Dependendo das respostas, e de suas frequências, os mesmos algoritmos podem pegar algo de errado e deletar ou mesmo penalizar sua página.
3 - Esteja atento a todos os feedbacks, positivos e negativos
Dentro e fora da loja virtual, usar os sistemas de avaliação para pegar feedbacks positivos e negativos é uma ótima ferramenta de prova social e engajamento com o público. Como dissemos, mesmo os negativos são uma ótima forma de mostrar que a empresa está atenta aos detalhes e maneiras de melhorar.
Isso está atrelado tanto à ideia de gestão de crises, como de humanizar atendimentos, questões que são muito sensíveis ao público, especialmente hoje em um ambiente tão concorrido como o e-commerce.
A gestão de crises é bem simples: mais do que mostrar eficiência e qualidade, é mostrar confiança e profissionalismo ao lidar com situações adversas. Erros acontecem com todos, e cabe a empresa mostrar como lida com eles de forma honesta.
Já humanizar atendimentos é tão simples quanto: você se importa com seu público por serem pessoas, não apenas números. Vendas são sim fundamentais, mas passá-las de forma fria é afundar o próprio negócio.
4 - Complete os sistemas de avaliação com outras práticas de remarketing
Complementando a dica anterior, os canais de vendas são fortes aliados para potencializar as avaliações de usuários.
Campanhas de e-mail marketing que incentivam a avaliação de produtos após a entrega, vídeos promocionais que usam o CTA para chamar o público para conhecer e avaliar os seus produtos, eventos que incentivam o engajamento em mídias sociais…
No fim, usar as avaliações de usuários para crescer o e-commerce é investir em experiências. É consolidar, em comentários públicos e sinceros, que a sua marca sabe o que está fazendo, e que pode usar essas ferramentas para estar ainda mais em alta.
E como conselho final: não use esse recurso como um fim, mas como um meio. Antes de ter um produto ou serviço avaliado em 5 estrelas, tenha uma experiência, planejamento e visão que as justifiquem.
Fique por dentro de todas as novidades da Orbital Commerce, e até a próxima!