SEO para e-commerce

O SEO para e-commerce tem se tornado uma necessidade cada vez maior para quem está começando a investir no setor. A alta demanda e a concorrência de mercado, como já foi bem mostrado no último ano, são provas simples do quanto otimizações simples e constantes na loja virtual garantem mais espaço.

E se um e-commerce, de alguma forma, já tem alguma presença online, e já ranqueia para algumas palavras-chave, as chances de crescer com o SEO aumentam significativamente. 

Pode parecer o oposto - que marcas novas e já bem otimizadas ranqueariam mais rápido -, mas é fato que, se você já tem uma presença prévia, ela não vai sumir de uma hora para outra. Sim, mesmo com as recentes mudanças do Core Web Vitals.

Quais ações de SEO para e-Commerce devem ser tomadas?

Partindo do princípio do SEO On-page, em que basicamente otimizamos o conteúdo e as formas dele aparecer para robôs de busca e usuários, separamos algumas ações básicas que não podem faltar no seu e-commerce.

Extensão do conteúdo

A recomendação de qualquer texto informativo para ranqueamento tenha, pelo menos, 300 palavras. No e-commerce isso não é difícil, afinal quanto mais informações sobre seu produto melhor. 

Por outro lado, isso não pode ser feito de qualquer maneira: lembre-se que “encheção de linguiça” pode até funcionar para quantidade, mas não ajuda em nada na qualidade. Aqui vão algumas dicas:

  • Separe alguns informativos básicos sobre o produto ou a categoria. Regras de uso e de segurança são bons exemplos;
  • Coloque as informações principais do produto nas primeiras 100 palavras, ou como referência, primeiros 150 caracteres, usando o melhor das técnicas de marketing, para garantir a retenção do público;
  • Como material complementar, fale sobre diferenciais, sugestões de uso, sempre tomando cuidado em atender os interesses da persona.

Linkbuilding

Esse é um ponto que pode existir por base na sua loja virtual, com produtos relacionados e opções exclusivas por cliente, mas você pode complementar o linkbuilding dentro dos produtos, levando para artigos explicativos dentro do blog, por exemplo.

O linkbuilding é parte fundamental do SEO para e-commerce, pois através dele, você cria uma rede de interesse para o usuário, que pode levar a uma maior retenção ao site, até aumentar o carrinho de compras. 

Imagens

Adicionar palavras-chave e descrições para as imagens, o chamado alt text, é ainda mais importante no SEO de e-commerce em relação a outras ramificações. A intenção de busca dos usuários para os produtos, geralmente, vem através das imagens encontradas nos indexadores. 

Então quanto melhor otimizadas, com palavras-chave e explicações, maiores são as chances de ranqueamento. 

Uma dúvida constante para quem tenta fazer o SEO para e-commerce nessa parte é quanto àqueles recursos como o carrossel de imagens, uso de 3D, entre outras opções. A dica é ater-se a fonte: usar o atributo alt text, destacando a mesma palavra-chave do produto, faz toda diferença.

Metadados

Os metadados, para quem ainda não sabe, são os dados não apresentados para o público diretamente, mas sim para os indexadores. Neles, são especificados de maneira técnica e categórica todas as informações que vão agilizar para os robôs de busca tudo o que precisam saber para colocarem seu conteúdo no melhor ranqueamento.

Esses metadados são, geralmente:

  • URL: o endereço do produto. Deve estar sempre com a palavra-chave e a especificação técnica mais relevante, se necessário;
  • Meta-descrição: é o resumo do produto que aparece na página de busca quando o usuário vai saber mais sobre seu conteúdo. Não deve passar de 150 caracteres;
  • Palavra-chave em foco: são os termos para os quais você quer ranquear o produto. Recomenda-se um para o indexador, mas que vai agregar outros sinônimos;

Combinado aos demais exemplos explicados acima, a sua base de SEO para e-commerce estará bem trabalhada. 

Hoje em dia, somam-se outros fatores de igual importância, como a avaliação dos usuários, e agora a velocidade de carregamento de página, por isso é importante contar com uma plataforma que possa gerenciar esses fatores enquanto os lojistas buscam trazer mais produtos para sua loja virtual. Conte com a Orbital Commerce para esse processo, e até o próximo artigo!

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