O e-commerce não se diferencia muito das lojas físicas na hora de se preparar para épocas de promoções. E isso envolve como usar as datas comemorativas para alavancar sua operação: elas podem ser de conhecimento público, ou relacionadas com seus nichos, mas sem dúvidas são meios possíveis de aumentar suas vendas.
O segredo para aproveitar ao máximo essas datas é o planejamento, que nada mais é do que considerar toda a operação, da logística até a escolha dos produtos e serviços, de forma mais específica, com metas mais precisas, em um espaço menor de tempo.
A correria pode ocorrer, e nada verdade deve ser esperada. Afinal, se o ritmo está dessa forma, é porque a promoção deu certo. Mas para isso, você deve se preparar em todas as etapas, e quanto mais antecipado, melhor. Vamos te ajudar nessa.
Como usar as datas comemorativas para alavancar seu e-commerce?
Pensar nas datas comemorativas é uma forma mais previsível de mudar sua estratégia de vendas para atrair um público sempre atento às possibilidades dos desejados descontos. Ou ao menos uma proposta interessante.
Logo, antes de qualquer coisa no seu planejamento estratégico, faça um calendário com todas as datas comemorativas que considere relevantes para o segmento, e para o público de uma forma geral.
Por exemplo: o dia do consumidor (13/05) é uma data crucial para todos os e-commerces, pois diz respeito a todo segmento comercial. Já o dia mundial da pizza é mais interessante apenas para quem trabalha direta ou indiretamente com isso. Então, com um calendário em mãos, preencha todas as datas que achar necessárias. Existem diversos sites para conferir as datas comemorativas, como o Calendarr.
Agora que temos um cenário prévio para detalhar, vamos ao planejamento de fato.
Etapa #1 - Plano de ação
Agora que você sabe quais as datas pretende trabalhar, o plano de ação envolve todas as ações que pretende incluir na rotina de trabalho do seu e-commerce. Isso vai desde a temática da promoção até o início de suas atividades.
Por exemplo: um meio muito comum em canais no youtube é incluir CTAs da sua promoção ao final ou no começo de vídeos com os conteúdos regulares dos canais. Ou pensar em materiais que se encaixam com a temática. No e-commerce pode seguir a mesma linha em suas redes sociais, peças publicitárias por meio de ads, entre outros.
Etapa #2 - O público da data comemorativa
A temática da promoção também faz toda diferença. As próprias datas comemorativas oferecem um filtro inicial e ideias de promoções que se comunicam com o público da sua loja virtual.
Voltando aos exemplos acima: o dia do consumidor é uma data abrangente para todos os segmentos comerciais, logo é interessante oferecer algum tipo de desconto em off para toda a loja, ou mesmo um frete grátis. Também é uma ótima oportunidade para queima de estoque. O dia mundial da pizza pode garantir alguns descontos específicos em insumos para os comerciantes, enquanto estes podem garantir algum valor especial para compras no dia.
Atenha-se sempre ao que seu público deseja na hora de pensar na temática ao usar as datas comemorativas. Porém, também cabe um ponto muito importante: saiba quais são os seus objetivos com a campanha por datas comemorativas.
Esse ponto é importante, pois de nada adianta descontos e oba-oba em cima dos mesmos sem reter o público interessado, aumentar o faturamento, entre outras metas desejadas. Comércio é uma troca, não apenas em dinheiro.
Etapa #3 - Execução e continuidade
Com tudo pronto, pensado e testado, é hora da execução! Nesse ponto, a continuidade da campanha é muito importante, mas em um ritmo saudável. Se você postar pouco, ninguém pode se atentar com sua promoção. Se postar demais, as chances de tirar uma parte do público do sério é igualmente grande.
Na fase de planejamento, você terá uma noção dessa continuidade por meio do engajamento do público, dos resultados esperados, e até de ações que já deram certo antes.
Saber como usar as datas comemorativas no e-commerce é aproveitar as possibilidades que sua própria loja e redes sociais podem oferecer. Algumas das ações que podemos sugerir:
- Postagens regulares em redes sociais como Facebook/Instagram/Youtube
- Banners fixos na loja virtual
- Campanha de e-mail marketing com novidades exclusivas
- Landing Page que converta novos interessados para os e-mails
Etapa #4 - Avaliação de resultados
Após a data comemorativa, é interessante dar alguns dias até a avaliação de resultados. Por se tratar de e-commerce, pode levar alguns dias para computação de dados de engajamento, confirmação de vendas, entre outros detalhes que podem afetar a avaliação final.
Ainda assim, para quem está ativamente à frente dessas campanha, a noção de sucesso ficará mais clara. E uma dica importante: ter muitas vendas pode ser um excelente resultado, mas não se esqueça das metas desejadas lá no início do planejamento. Isso é fundamental para as próximas ações promocionais.
Por exemplo: se o objetivo na campanha era aumentar o faturamento, mas principalmente conseguir mais leads para campanhas futuras, avalie primeiro se este número foi atingido. O mesmo vale para seguidores em redes sociais, tráfego para a loja, entre outros.
Com esses resultados, você saberá com maior exatidão como usar as datas comemorativas para seu e-commerce, seja no mesmo ano como no ano seguinte. Lembre-se também que o comércio é cíclico, então sempre pode haver novas possibilidades.
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