“Não julgue um livro pela capa”., assim diz a pessoa que sugere sempre avaliar o conteúdo e não deixá-lo de lado por conta de uma apresentação mal feita. Mas… vamos ser sinceros: nas lojas virtuais, se um produto chega com uma péssima apresentação na embalagem, mesmo com entrega de comida, a avaliação cai muito em qualidade.
Por isso, sendo parte de outros vários processos dentro da logística, é bom investir em embalagens para e-commerce eficientes, que garantam mais do que uma qualidade de serviços, como também uma experiência única para o público..Então, como você embala seus produtos?
A importância das embalagens para e-commerce
Mais do que seguir normas de segurança e de entrega, uma embalagem no comércio virtual ganhou um certo status hoje em dia. Ela é parte da experiência de compra, e literalmente a primeira impressão que o usuário tem ao receber o pacote tanto de empresas privadas de entrega, como dos Correios.
Quanto a este aspecto, falaremos em outro momento. O fato é que, além de um serviço correto de Picking & Packing, a etapa antes do produto sair da sua loja virtual é justamente embalar de acordo.
Sobre a experiência de compra com as embalagens para e-commerce, temos algumas diretrizes básicas que podem auxiliá-lo a tornar o seu trabalho mais tranquilo, e melhor para o cliente também. Mas de cara, podemos adiantar: invista com qualidade, pois é com ela que você garantirá maior segurança e integridade dos seus produtos.
Dicas rápidas para escolher suas embalagens para e-commerce
Sabendo que a embalagem é sim uma porta de entrada, na verdade o começo da etapa final de entrega do produto, é bom se atentar aos mesmos detalhes com que faz aos demais produtos da sua loja virtual.
Comece pelo fornecedor de confiança
Fornecedores de embalagens geralmente estão associados com gráficas, que trabalham tanto com tamanhos e materiais, como cuidam do aspecto gráfico do mesmo. A melhor maneira de saber se eles valem a pena é conhecer suas referências, com experiências prévias de outros clientes e amostras. O importante é que você tenha um fornecedor de confiança para não interromper e proteger suas entregas.
Invista no design também
Você já comprou em uma loja virtual que tem um capricho tão grande nas embalagens, que até o design delas chama atenção? Então, além de manter tudo bem protegido, com material reforçado e aquele conhecido plástico bolha, as embalagens para e-commerce também podem vir em cores únicas, design chamativo, entre outros detalhes bem pertinentes. Por isso, é um bom fornecedor para te auxiliar.
Crie uma experiência de “unboxing”
Os canais de unboxing no Youtube não são populares à toa. A experiência de tirar um produto da embalagem, mostrando todos os detalhes, pode ser uma excelente vitrine para seus produtos, então garanta que valha a pena para o usuário. Lembre-se que ele pode trazer essa experiência nas suas avaliações dentro da própria loja virtual, tal como plataformas como Amazon e Shopee tem oferecido.
Então, não julgue um livro pela capa, mas não deixe de avaliar a qualidade dela. Tudo conta na sua experiência com compras online, e as embalagens para e-commerce também fazem toda diferença.