Em maio de 2021, mais mudanças no SEO chegarão no Google, e seu e-commerce deve se preparar para elas. Na verdade, elas já existem de certa forma, uma vez que o SEO atual é focado na experiência de usuário, mas que a partir de agora, serão mais intensificados.
Basicamente, os chamados “Core Web Vitals”, como está sendo chamado pelo próprio Google, são estruturados em três pilares totalmente relacionados à experiência de usuário. São eles.
- LCP (Largest Contentful Paint) - Mede o tempo que uma página leva para exibir o seu conteúdo.
- FID (First Input Delay) - É a medida de tempo que leva para o navegador responder a primeira interação do usuário ao site enquanto ele carrega
- CLS (Cumulative Layout Shift) - São as mudanças que os elementos da página causam ao usuário enquanto a página ainda está carregando.
Vamos entender como essas mudanças impactam o seu e-commerce.
O que são essas novas mudanças no SEO?
Já não é de hoje que a experiência de usuário tem sido o fator mais importante na hora de ranquear no Google. O conteúdo continua sendo rei, mas sem uma estrutura por trás que seja igualmente eficiente, ainda mais no mobile, seu material não será visualizado em tempo hábil pelos usuários.
Para ter uma noção: em um estudo recente promovido pelo próprio Google, foi constatado que a maioria dos usuários mantém sua atenção em tela entre 4 e 8 segundos. Em outras palavras, você tem menos de 8 segundos para que seu conteúdo e ofertas chamem a atenção do público antes que ele mude de ideia e vá procurar por outra coisa.
As mudanças no SEO promovidas para maio, que citamos acima, levam em conta esses fatores, que inclusive serão mais destacados em suas ferramentas de análise, como o Google Search Console.
No artigo da SinalizeWeb, detalhamos um pouco mais essas questões, para que não apenas os donos de lojas virtuais, como os donos de sites possam investir nessas mudanças de maneiras mais eficientes, ou melhorá-las.
Como seu e-commerce pode se preparar?
Para o e-commerce, as mudanças de SEO nesse quanto ao carregamento de página, especialmente visando a experiência única de cada URL e não necessariamente todo o site são muito relevantes.
Vamos pegar um exemplo hipotético: em épocas de datas sazonais, como o dia das mães e o dia dos namorados, muitos usuários podem fazer suas pesquisas de produtos e ofertas via mobile, e não é incomum que sejam feitas de forma mais urgente conforme as datas se aproximam.
Se a sua loja não oferece uma experiência rápida e prática de uso, destacando por exemplo elementos importantes como imagens dos produtos, preços e informações gerais, é muito pouco provável que ele compre com você. E não pelas ofertas não serem interessantes, mas porque ele não tem tempo de esperar. Lembre-se: você tem menos de 8 segundos para atrair sua atenção.
Com isso em mente, os donos de lojas virtuais precisam investir em plataformas leves em codificação, pensadas para o mobile principalmente, destacando elementos que sejam atrativos para o usuário para que, no momento que a página esteja carregada, somente finalize a compra.
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Logo, estamos sempre de olho nas eventuais mudanças que empresas como o Google preparam, pois antecipá-las é garantir um destaque maior antecipado, o que no e-commerce é fundamental.
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